Preparar argamassa isolante com vermiculita, seguindo uma receita qualquer e sem mão-de-obra experiente no assunto, pode levar a erros e maus resultados.

A areia, por exemplo, é um agregado pesado e condutor de temperatura e, de preferência, nunca deve estar presente numa argamassa isolante porque reduz sua eficácia.

Erros frequentes também ocorrem com a dosagem, granulometria e a mistura inadequada dos agregados e a maior ou menor quantidade de água no preparo, que mudam a resistência mecânica e a condutividade térmica, frustrando os resultados.

Pensando nisso, a Fibraben desenvolveu ISOTEMP, uma linha de argamassas para isolação térmica na construção civil, com coeficiente de condutividade térmica, massa específica aparente e resistência mecânica previamente conhecidos, que lhe dão toda segurança quanto aos resultados que você procura.

ISOTEMP é um preparado seco e uniforme, composto de vermiculita em diferentes granulometrias, cimento portland ou sílico-aluminoso e aditivos minerais adequados a cada situação. Basta adicionar água na quantidade indicada no momento da aplicação e a argamassa pode ser aplicada com facilidade por mão-de-obra convencional. Tem pega excelente e não requer nenhum aditivo.

Devido à grande capacidade de absorção da vermiculita, o uso de ISOTEMP não é recomendado em locais sujeitos a intempérie e/ou umidade, porque ela absorve água até 6 vezes o seu peso, inteferindo em seus resultados térmicos e aumentando a massa. ISOTEMP C-15 e C-23 poderão ser usados nessas condições apenas com impermeabilização adequada.

ISOTEMP C-15 (emboço e contra-pisos em lajes sem trânsito)

Argamassa de uso geral na construção civil, na forma de emboço ou contra-piso em locais não sujeitos a cargas elevadas. Muito usada no controle da transmissão do calor através de paredes e tetos fortemente ensolarados, saunas, pisos aquecidos e outros locais com temperatura de até 150oC. Empregada também no controle da transmissão de ruidos através da estrutura de edificações.

ISOTEMP HT (isolamento em temperaturas até 850 oC)

Argamassa desenvolvida para aplicação em fornos de pizzaria, churrasqueira, lareiras e equipamentos diversos que operam em faixas de temperatura acima dos 150oC. Formulada com ligantes especiais e cimento silico-aluminoso, ISOTEMP HT permite uma isolação resistente e eficaz.


ISOTEMP C-15 HT
Resistência Mecânica (MPa) >= 1,5 >= 1,5
Condutividade Térmica (w/m.K 0,23 0,17
M E A (kg/m3 +/- 10%) 450 480
Conteúdo por Embalagem (kg) 17 20
Temperatura Máxima Indicada (oC) 150 850
Consumo médio em kg/m2 conforme a espessura da parede 2cm 7 7,7
3cm 10,5 11,6
4cm 14 15,4
5cm 17,5 19,3
6cm 21 23,2
7cm 24,5 7
8cm 28 30,8

Pode ser aplicado em:


ISOVEG INDÚSTRIA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO DE ISOLANTES TÉRMICOS LTDA
Al. das Andorinhas, 45 - Embu-Guaçu/SP - 06900-000 - Fone (11) 4661-6604 isoveg@isoveg.com.br